História – A extensão Rural na Paraíba começou em setembro de 1955, com o funcionamento de quatro escritórios locais (Alagoa Grande, Caiçara, Guarabira e Serraria) da Associação Nordestina de Crédito e Extensão Rural (Ancar), que tinha sede em Recife-PE.
A Ancar foi expandida com programas estaduais de extensão e, em setembro de 1958, o escritório regional da Paraíba foi elevado à categoria de programa autônomo – embora, como os demais no Nordeste, continuasse subordinado administrativamente à associação em Recife-PE.
Seis anos depois, o programa na Paraíba tornou-se independente, com o serviço de extensão rural filiado à Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (Abcar), com sede no Rio de Janeiro-RJ.
Mas foi por meio do decreto 6.755, de dezembro de 1975, no governo de Ivan Bichara, que foi criada a Emater-PB, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).
Fonte: https://antigo.paraiba.pb.gov.br/index-55868.html
História – Como Emater Paraíba, a extensão rural conheceu um dos períodos de maior expansão, com os recursos de manutenção e custeio mantidos com os convênios realizados com a Agência Internacional de Desenvolvimento BIRD. Foi na época dos Programas de Desenvolvimento Rural Integrados – PDRIs, que caracterizou o Polonordeste. As execuções dos programas injetaram recursos financeiros e humanos no Estado.
Pelo crescimento, e de acordo com os modelos gerenciais da época, a empresa vai se estruturando em PDRIs: Catolé do Rocha, Brejo, Seridó, Piranhas e Serra do Teixeira, além de outros programas. Assim a estatal era chamada a se engajar na “eficiência tecnológica”. Estavam os extensionistas no campo de braços dados com os chamados “Pacotes Tecnológicos”, com a incumbência de transferi-los aos agricultores e famílias e cumprir metas.
https://antigo.paraiba.pb.gov.br/index-49822.html
A Ancar foi criada em 1954, por um grupo de autoridades e líderes, em resposta à criação do Banco do Nordeste do Brasil. A entidade tinha como objetivo abranger os oito estados do Polígono das Secas: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Em 1975, a Ancar foi transformada em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em 2019, a Emater foi transformada em Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
A extensão rural é um serviço de educação não formal que visa contribuir para o desenvolvimento rural e a promoção da agricultura familiar. Entre os seus objetivos estão: Dinamizar as economias locais, Aumentar a produção e renda dos agricultores, Contribuir para a segurança alimentar.
Visão geral criada por IA
Sem comentários:
Enviar um comentário